terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Câncer e a Alimentação...

Estão grandemente conectados,tanto quando se trata de desenvolver o câncer quanto de tratá-lo.Acredita nisso?!Eu tenho descoberto que sim.Não sei tanto com relação a desenvolver,no meu caso,porque eu cuido muito da alimentação desde a munha primeira gravidez,em 1983,quando eu descobrí que era hipertensa(uma doença hereditária).Mas,quanto ao tratamento,com certeza,eu tenho visto que a alimentação é um aliado fortíssimo,de uma eficiência que você não tem noção.O meu conselho pra você que não tem câncer ou que tem é: procure um bom(a) nutricionista,que oriente a sua dieta alimentar e você verá grandes mudanças no seu organismo em muitos aspéctos(pele,cabelo,saúde,disposição,tudo mesmo gente!).Eu estou muito bem!E tenho certeza absoluta que a nutrição é parte desse sucesso todo no meu tratamento.Minha nutricionista é sensacional!E me cuida já há algum tempo.Então,eu posso dizer que funciona!Por isso,eu resolví trazer algumas informações coletadas sobre o assunto e que podem ajudar.


Muitos componentes da alimentação têm sido associados com o processo de desenvolvimento do câncer,principalmente câncer de mama,cólon(intestino grosso),reto,próstata,esôfago e estômago.
                           ALIMENTAÇÃO DE RISCO
Alguns tipos de alimentos,se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo,parecem fornecer o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer,se multiplicar e se disseminar.Esses alimentos devem ser evitados ou ingeridos com moderação.Neste grupo estão incluídos os alimentos ricos em gorduras,tais com carnes vermelhas,frituras,molhos com mainese,leite integral e derivados,bacon,presuntos,salsichas,linguinças,mortadelas,dentre outros.
Os nitritos e nitratos usados para conservar alguns tipos de alimentos,como picles,salsichas e outros embutidos e alguns enlatados se transformam em nitrosaminas no estômago.As nitrosaminas,que têm ação carcinogênica potente,são responsáveis pelos altos índices de câncer de estômago observados em popoulações que consomem alimentos com estas características de forma abundante e frequente.Já os defumados e churrascos são impregnados pelo alcatrão proviniente da fumaça do carvão,o mesmo encontrado na fumaça do cigarro e que tem ação carcinogênica conhecida.
Os alimentos preservados em sal,como carne-de-sol,charque e peixes salgados,também estão relacionados ao desenvolvimento de câncer de estômago em regiões onde é comum o consumo destes alimentos.
Antes de comprar alimentos,compare a quantidade de sódio nas tabelas nutricionais dos produtos.
       ALIMENTOS QUE COMBATEM O CÃNCER DE MAMA
Uma alimentação com alto teor de gordura aumenta a quantidade de estrógeno(os hormônios do sexo feminino) no sangue  e muitos tumores da mama são alimentados por estrógenos.Os estrógenos são hormônios normais e essenciais.Porém,quanto maior quantidade de estrógeno houver,maior a força com que provoca alguns tipos de câncer de mama.Quando as muheres iniciam uma alimentação com baixo teor de gorduras,seus níveis de estrógeno caem significativamente em curto espaço de tempo.
Evitar laticínios e o consumo de bebidas alcoólicas também reduz os riscos de câncer de mama.
Certos alimentos oferecem benefícios especiais.Atuam na prevenção e no fortalecimento das células do organismo,pois possuem antioxidantes,fitossubstâncias,vitaminas,minerais e outros que conseguem atuar de maneira preventiva.Na próxima postagem,trarei uma lista de alguns alimentos  de destaque na ação anticâncer.

Um comentário:

  1. Ei Nilza obrigada pelos elogios e saiba que pode contar sempre comigo! Estou torcendo por você!

    ResponderExcluir