quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Fase 2...Quimioterapia...

Dia 1...11 de janeiro...13:30 horas...no hospital da Unimed em Cel Fabriciano...sob os cuidados do meu médico,Dr Alfredo e de duas enfermeiras,Ana Carolina e Júlia?(Confirmo depois)....acompanhada da Eliane,minha irmã,que tem sido minha companheira fiel neste processo todo até aqui(aliás,minhas irmãs tem sido meu bálsamo e coluna nestes tempos,além da minha filha,linda,que tem sido surpreendente na força que tem demonstrado.Acompanhada também da minha nora(suspeito né?!).Não...ela é maravilhosa...mais que nora...tá mais pra filha...eu a amo e me sinto amada por ela.Tem sido uma parceirona, toda cuidados comigo,com uma força e conhecimento de causa que eu não sabia que ela tinha.Eu estava tensa quando cheguei,pressão alta,15/10.Não tensa aparentemente,mas a tensão de não saber exatamente o que vai ser existe.Por mais que você se prepare,e eu me preparei,ou pelo menos tentei,não tem como evitar essa tensão quanto ao desconhecido na prática.Meu tratamento foi via soro.Primeiro foram injetados remédios para evitar náuseas e vômitos(vou usá-los por 3 dias consecutivos,com ess fim.São os dias em que essa possibilidade existe.Depois foi a vez da química vermelha(injetada em 5 minutos).Quantidade menor,poder de ação e efeito nocivo maior.Ela torna a minha quimioterapia a mais forte de todas.Depois mais duas químicas brancas,30 minutos para injeção de cada uma e,por último,o soro puro para lavar a veia.Mediram a febre.Isso é essencial.Febre é sinal de infecção,o que não é aceitável,e,quando chegar à 37,5,deve ser imediatamente comunicada ao médico que vai orientar quanto ao que fazer.A pressão foi medida novamente.15,9.Receita com remédios para náuseas e vômitos,para o estômago.Pedido de exame de sangue,que deve ser feito um dia antes da próxima sessão,que vai acontecer no dia primeiro de fevereiro,às 13:30.Durante a sessão,tive uma pequena sensação de vertigem por causa dos medicamento anti enjôo e náusea.Sentí uma pequena queimação na injeção da quìmica vermelha.Não senti nenhuma dor,à não ser na hora de pulsionar(acho) a veia.Foi bem tranquilo,No total,fiquei no soro 1 hora e meia,conversando com minha nora,que é boa de papo também,assistindo televisão,bem tranquila.Tive uma noite calma,sem problemas.O que pode acontecer nos próximos dias?Essa semana enjôos e náuseas,cansaço,dor no corpo.
Na próxima semana,a partir de domingo,a imunidade será quase zero.Então.proteção quase zero para qualquer doença ou infecção.Terei que me reservar.sem lugares de aglomeração de pessoas,sem tomar sol direto,sem visitas.muito líquido(desde agora,pra eliminar mais rapidamente a química do corpo),bastante repouso quando o corpo pedir.Mas posso retomar a caminhada,se me sentir bem pra isso,sem forçar o corpo(me fará bem caminhar),posso fazer alongamento,posso fazer atividades domésticas leves.Retomar a normalidade da vida,dentro do possível permitio pelo meu corpo.Na próxima semana me disseram que também o cabelo já começa a cair(na próxima sessão já estarei sem ele,é o que disseram)Me recomendaram corta-lo bem curto,pra que o choque de ficar totalmente careca seja meno pra mim e pra minha família.Meu filho Filipe já raspou a cabeça hoje.Disse que só vai crescer o cabelo dele junto com o meu.As meninas disseram que vão usar lencinho.Ainda não comprei essas coisas ,mas tenho que pensar,procurar.As pessoas insistem em dizer que Deus não vai deixar meu cabelo cair.Eu também creio que ele pode e espero que o faça.Mas é preciso trabalhar todos os lados da questão.Eu tenho plena certeza que está cuidando de mim e está no controle de tudo e tem um plano que não vai falhar,Creio na cura.Por isso estou cuidando do espírito,que está firme em Deus,do corpo,que Deus tem aberto portas e enviado profissionais excelentes pra cuidar,mas também da mente.Dela eu tenho cuidado,analisando todas as possibilidades e me preparando pra cada uma delas.Acho que isso é agir com sabedoria e não falta de fé.Deus nos manda ser simples e prudentes.A simplicidade me leva a esperar no Senhor e descansar nele,à ponto de estar pronta para viver e morrer,porque vivendo ou morrendo,eu sou dele.Essa certeza tira o medo
(mesmo que ele surja,às vezes),porque eu sei em quem tenho crido e sei que ele está comigo.E
em Deus,com certeza,vai ficar tudo bem.Mas a prudência me lembra que eu não sou do mundo,mas estou no mundo,e tenho que lidar com as coisas do mundo.Acredito que o nome de Deus será glorificado em tudo isso,mesmo que o meu cabelo caia,mesmo que eu caia(fique abatida),porque a Palavra de Deus diz que quando o seu servo cai,ele não fica prostrado,porque o Senhor o segura pela mão e o põe de pé.Tudo para que o seu nome seja proclamado e glorificado.
Dia 2....12 de janeiro...tudo bem...só aquela mesma sensação de vertigem pela manhã,acho que por estar em jejum.Depois do café,passou.E o dia correu muito bem.Coloquei um pouco de ordem na bagunça começei a fazer isso ontem(acredita?!),fiz mais alguma coisa hoje,coloquei algumas roupas no varal,me alimentei bem,sem transtornos,com a comida um pouco mais leve.O médico pediu pra não mudar a dieta agora,talvez pra observar as reaçõe do estômago.Mas eu tô me cuidando,Não quero nem saber de reação adversa.Deus me livre!!!!Meu filho veio,minha nora,minha neta(a linda Julinha),e aí virou festa:brinquei com ela a tarde toda,nos divertimos muito.Agora,cá estou eu,postando as notícias e também postarei fotos,minha filha está namorando na sala,vendo filme com o namorado,merecidamente,pois trabalhou muito ontem faxinando a casa,o quintal,chamou o tio,fizeram cercados para os cachorros(temos 4),já fez o jantar pra ela e o pai,que acho que já está na cama(está gripado e,por isso,longe de mim,agora).Graças à Deus,mais um dia tranquilo.Mas meu rosto está bem vermelho acho.A pele pode escurecer,principalmente se tomar sol,pode até ferir,por estar mais sensível(imunidade baixa,proteção baixa).Amanhã,retornarei à nutricionista,para acertos na dieta.Preciso continuar vigiando o peso.Preciso reforçar a imunidade com a alimentação,preciso cuidar para não ter anemia(também com alimentação),outro efeito colateral possível.
As possibilidades são muitas,mas a melhor delas é a grande possibilidade de cura(90% de chance),não é mesmo?!E melhor do que tudo isso,eu não vivo de possibilidades.A minha vida está nas mãos de Deus,que é Deus de possibilidades,mas de certezas.Ele vai sempre além das possibilidades,É o que eu tenho visto até aqui,porque até aqui me ajudou o Senhor!Aleluia!À ele toda a glória,e honra e louvor pelo século dos séculos!Amém!
Quais são as suas possibilidades?Quais são as suas certezas?O que você escolhe?Pense nisto...escolha Deus...ele é a única certeza absoluta que se pode ter....de cura... de vitória....de vida aqui e além da morte....abundante...de mais possibilidades...de portas abertas....de felicidade.....de tudo enfim....
Escolha Deus....fique com ele...até a próxima....beijos!!!

2 comentários:

  1. Oláaa! Deus te abençoe! Pode ter certeza q está em ótimas mãos! conheço e sei q é mto competente! Tipo, a Enf° Ana Carolina é membro da sociedade brasileira de oncologia! Claro q vou puxar o lado dela né!rs Futura profissão...rs Porém independente disso, é uma profissional brilhante. rs Nunca disse isso a ela, mas a vejo como um espelho, alguem q eu quero ser , futuramente... Vai dar td certo.. esse 1° momento é complicado... mas Deus está na frente! guiando todos os seu passos... Acredito nEle. Adoro lenços, são tão sofisticados..rs Vou usar tb! rs e srª. conitinuará linda e ilustre como sempre! Beijos! tenho um grande carinho por vc..

    ResponderExcluir
  2. Oi mãe linda ,mãe creio em Deus e tenho orado todos os dias pedinod para q ele continue a te fortalecer e nos fortaleça tb,nos dê sabedoria pra te acompanhar te ajudar!Amo mt vc e sei q a vitoria em nome de Jesus vamos alcançar,aliais já estamos só o fato de vc ter começado tão bem!
    Deus continue te abençoando nos abençoando!Amém*
    bjuss amo vc!!

    ResponderExcluir