quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Fazendo Exames...

Agora com o Cardiologista.Consultei hoje.Além do Ecocardiograma,agora vou fazer um eletrocardiograma.Farei esses exames de dois em dois meses para monitorar o coração.Assim,o médico vai saber se a química está ou não causando danos cardíacos.Não sei se ainda vou começar o tratamento antes do natal.Está tão perto...Que talvez fique pra depois,apesar de não se poder ficar adiando uma coisa dessas,não é mesmo?Os médicos começam a sair de férias nessa época do ano.
Aliás,as férias estão chegando pra quase todo mundo.Minha filha também já vai sair de férias da escola,termina  no dia 20 seu contrato de aprendiz estagiária com a clínica onde trabalha...quer viajar para a praia...comigo...que gostaria de ir com ela...mas não sei se poderei...não sei se vai funcionar...meu marido sai de férias em janeiro ou fevereiro...quer viajar para a praia...com a Camila e comigo...que gostaria de ir com eles...mas não sei se poderei...não sei se vai funcionar...meu filho sai de férias em março...quer viajar com a mulher,a filha e comigo...que gostaria de ir com eles...mas não sei se poderei...não sei se vai funcionar...
A vida é meio interrompida...fica meio indefinida por um momento...quando se vive uma situação dessas.Não se pode fazer planos definidos porque não dá pra saber como estaremos naquele momento.Creio que estarei bem.Se as sessões de quimioterapia forem uma vez por mês,será mais fácil,mesmo se houver efeitos colaterais.Serão mais toleráveis,de menor duração.Aí,a vida continua mais ou menos normal.O difícil é sair da cidade e ficar sem o acompanhamento 24 horas.Qualquer eventualidade,seria meio arriscado.Será?Não sei...
Não temos planos nem para o natal,nem para o ano novo,por causa do Vítor.Não achamos que tenha muita graça fazer festa sem ele,que gosta tanto delas.Seria muito triste a casa cheia e o Vitor ausente,até porque não poderemos vê-lo no fim de ano.Eles terão lá na clínica uma comemoração fechada.Podemos mandar cartões,presentes e até comida(desde que  para todos),mas não poderemos vê-lo.Na verdade,é uma época de muitas tentações para quem está lutando contra um vício.Muitos fogem nesta época ou desistem do tratamento porque não conseguem resistir a esse período longe de casa.
Será um final de ano diferente pra nós.Pra mim.pelo menos.
Fim de ano é uma época de reflexão e de recomeços.Será pra nós também.Mas alguns recomeços são difíceis.Como esse do Vítor.Como esse meu.Enfrentamos desafios bem grandes,nós dois.Mas o maior desafio é ficarmos separados por um tempo.Refletir sobre a vida,sobre o que queremos,sobre o que somos,sobre o que temos.Refletir sobre o caminho a seguir,fazer as mudanças necessárias,fazer as escolhas certas.Acho que eu e o Vítor queremos a mesma coisa,Queremos viver.Viver com qualidade,de maneira intensa,com as pessoas certas.Queremos a vida que nos é oferecida no NATAL.A vida de Cristo e com Cristo.Vida abundante em todos os sentidos.Eu creio que Deus está nos dando isso.Nova vida.Vida de novo.
Eu tenho visto que o foco das pessoas quanto à vida com câncer é sempre quanto ao tempo que se vai viver.A minha experiência tem me mostrado que o foco deve ser em como se vai viver.Vendo por esse prisma eu posso lhe dizer que 2011 será ótimo,será um ano de muitas conquistas e realizações,para mim e pra os meus e.espero que pra você também.Uma pessoa que tem câncer precisa querer viver.Isso é parte da cura.Precisa gostar de viver.Isso é metade da cura.Precisa saber quem pode dar vida e pedir à   Ele.Isso é A CURA.O vício também é um câncer que corrói a alma e mata cruelmente,porque mata o ser da pessoa,não apenas o corpo.Não é triste?Mais triste que o câncer,porque ninguém escolhe ter câncer,mas escolhe se viciar.Isso não parece suicídio?É bem esquisito...
Comece as suas reflexões de fim de ano...se for preciso recomece...reflita sobre o Natal,sobre o Cristo do Natal,que veio por amor.Um amor que você só encontra nele.Doador de vida.Pare de vegetar,sem sonhos,sem perspectiva.Deixe de lado o egoísmo,amplie os seus horizontes.A vida é preciosa demais para perdermos tempo sem vivê-la de fato.
Tem um trecho de uma poesia que me lembro e gosto muito:
                      "Se queres dar-me uma flor,faze-o agora!
                       Não coloque flores sobre a tumba.
                       Lá no céu eu as terei tão lindas
                       Que não mais precisarei das suas.
                       Se queres dar-me uma flor,faze-o agora!
Traduzindo: a vida que existe é a que você tem hoje.Faça valer a pena.Pense nisso.Feliz Natal! 

Um comentário:

  1. Desejo muito que esse passeio na praia, um dia, seja pra praia de cá! Seria um prazer enorme!!!!
    SAUDADES!

    ResponderExcluir