terça-feira, 21 de dezembro de 2010

E o ano termina...

Meio esquisito....muito esquisito...mas ainda com saldo positivo no mundo de Nilza,no mundo da família lima!Tivemos um ano abençoado!!!Muita coisa boa aconteceu!Mas aí....o vento mudou de direção e surgiram tempestades...um câncer...um vício descontrolado...muita luta,muita dor...muita tristeza...Mas ainda estamos aqui...vivos...e mais fortes.Eu,vencendo a doença e o Vítor.vencendo o vício.O João,ainda lutando contra seus medos e a Camila me surpreendendo...sofrendo mais que todos,tendo crises de choro,mas se revelando dona de uma força e maturidade maiores do que eu sabia que ela tinha!Mesmo na crise foi aprovada e terminou o ensino médio,cumpriu um ano de contrato como estagíaria em uma clínica veterinária e já está tentando uma outra vaga para não parar de trabalhar,passou na prova do Pep e conseguiu bolsa para um curso técnico(enfermagem),gosta da casa limpa e em ordem,tem tanta preocupações e cuidados comigo!!E ainda namora,cuida do corpo e do cabelo,se diverte com amigas,tem um cachorro...e por aí vai...Que mais posso eu querer,não é mesmo?!Eu quero que ela passe por tudo isso de maneira mais tranquila possível.Então,tento fazê-la entender que eu estou bem,para que ela fique bem.O Vítor está bem,porque está se tratando do vício.O triste é que as festas de fim de ano perderam um pouco a graça para mim sem ele aqui.O Filipe se mudou de novo.Eles têm vindo muito aqui e isso é bom,porque a companhia deles(Filipe.Êmile e Júlia,principalmente) nos faz muito bem!A Júlia,minha neta,tem sido a alegria dessa casa.Risos,danças,brinquedos pela casa,muita,muita bagunça....bagunça que tem traz novo vigor,bagunça que alivia a tensão,que sara...
Então...saldo ainda positivo para um ano que parecia fadado a um fim trágico...se não houvesse esperança,
se não houvesse nenhuma perspectiva de melhora,e não haveria,se não houvesse Deus..."Não fora o Senhor,seríamos engolidos..." pela tempestade que se abateu sobre nós.Mas graças a Deus que nos dá a vitória em Cristo Jesus".Somos já vitoriosos.Estamos vivos,estamos mais fortes.O ano termina bem.
A quimioterapia não acontece este ano,mas acontecerá....a partir do dia 11 de janeiro,quando será o primeiro ciclo.Os ciclos se repetirão a cada 21 dias e serão um total de 6 ciclos.É o que o oncologista,Dr Alfredo decidiu hoje,depois de ver os resultados dos exames cardiológicos e um outro genético(acho).Esse não está comigo e não me lembro o nome.Só sei que o resultado desse exame disse que meu câncer é um câncer mais agressivo e algumas drogas que normalmente são usadas oralmente durante 5 anos seguintes ao tratamento não têm efeito sobre ele.Então,elas não serão usadas no meu tratamento.A boa notícia é que esse tipo de câncer responde bem à quimioterapia,que se torna muito eficaz no tratamento.Os exames cardiológicos me liberaram para a quimioterapia mais forte,chamada de vermelha,com drogas mais pesadas,mas mais eficientes.Tão fortes que o cabelo vai cair todo na primeira semana de tratamento,de acordo com o médico(Promessa de visual novo até o fim do tratamento).Só aí o cabelo volta a crescer novamente.Tive uma consulta com as enfermeiras que vão me acompanhar.Disseram que minhas  veias são boas,o que vai ajudar no processo de injeção da medicação que será venosa.Me falaram sobre os efeitos colaterais possíveis,ou não,dependendo de cada paciente.Cada ciclo vai durar entre 30 minutos  a 2 horas.O médico não me disse ainda.
O médico me deu a possibilidade de passar o final de ano,sem todos aqueles cuidados que terei que ter depois,nos dias próximos aos ciclos.Nada de aglomeração(Igreja,shoping,reuniões familiares,muitas visitas,nada disso),nenhum contato com pessoas doentes,nem com  gripe,para evitar adoecer e evitar infecções,já que a imunidade será quase zero.Evitar sol,para evitar problemas na pele.Não tirar cutícula,para evitar cortes e evitar todo tipo de lesão(são entradas para bactérias e infecção).Usar muito hidradante e filtro solar.E mais e mais recomendações...não creio que será fácil...mas creio que vou conseguir...
Camila ainda quer viajar comigo antes que o tartamento comece.Não sei se será possível,mas vou tentar,por ela.Depois,não acredito que seja possível mais sair da cidade.por um bom tempo...
O ano que termina,termina com possibilidade de muita luta ainda,mas com certeza de vitórias ainda maiores,em Deus.
E para o próximo ano...que venha a quimioterapia...que venham novos desafios...que venham novas conquistas...no mundo de Nilza...no mundo da Família  Lima...
Em Deus...e juntos....somos imbatíveis!!!Somos vencedores!!!
                                                       FELIZ NATAL!!!
Lembre-se: O Natal existe pra comemorar a manifestação do grande amor de Deus ao homem,Jesus Cristo.Ele é a essência do Natal e,sem ele,não há o que comemorar,porque não há vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário