quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Eu e o Câncer....fase dois....

Pois é!!!Hoje,2 de dezembro,começamos oficialmente a segunda fase  do tratamento.A parte oncológica.
O que é isso?O tratamento químico.Começaremos fazendo  exames que ainda não foram feitos.Um ecocardiograma,que vai dizer como está o meu coração.O que tem isso a ver com o câncer?Eu sou hipertensa desde os 18 anos e,por conta disso,já passei por uma pré-eclâmpsia(uma complicação na minha última gravidez),já tive um princípio de infarto,tenho uma deficiência na válvula aórtica(válvula cardíaca) e ainda tenho uma calcificação na pleura do pulmão esquerdo.Esse histórico todo desencadeado pela hipertensão torna a radioterapia um tratamento de alto risco para mim e o oncologista não recomenda.Porque?Porque a radioterapia precisa ser aplicada diretamente na mama esquerda,a mama onde estava o tumor.Mas ela vai atingir também o pulmão e o coração,o que pode trazer mais problemas cardíacos e pulmonares.A quimioterapia tem a mesma dificuldade.A mais forte,chamada de quimioterapia vermelha inclui medicamentos que são agravantes para problemas cardíacos e,por isso,não recomendados.
No caso da quimioterapia,os medicamentos não recomendados serão retirados do tratamento,se o ecocardiograma e o parecer do meu cardiologista disserem que deve ser assim.Daí a necessidade desse exame.
Um outro exame será feito no material retirado do tumor.Um exame genético,que vai determinar outras decisõese procedimentos médicos.
O oncologista,Dr Alfredo,acha recomendável a retirada de toda a mama esquerda,já que não é viável a radioterapia,já que sem ela,as chances de o câncer voltar,na mesma mama,são maiores.Mas isso é uma coisa que vai se pensar mais pra frente,quando o exame genético ficar pronto e terminar a quimioterapia.
O médico oncologista,Dr Alfredo,assim como o mastologista,Dr Fernando,é muito bacana.Passa firmeza no que diz e faz,é muito tranquilo,passa a impressão de preocupação e interesse por mim (além da doença).Isso ajuda muito.O fato de os médicos que cuidam de mim serem confiantes como eu sou.Eles confiam no avanço da medicina e na minha maneira de encarar a situação.Eu confio plenamente em Deus e sei que a minha maneira de encarar a coisa vem da certeza de que ele está comigo e tem um plano.E também a certeza de ele tem colocado pessoas assim no meu caminho pra cuidar de mim.
Toda a glória à ele,Deus,que é o único que me pode dar esperança e paz!!!!
Então é isso...vou  também ter uma consulta com a enfermagem,que vai me orientar quanto aos procedimentos no tratamento quimioterápico.Vou ter uma consulta com minha nutricionista,Kiuza,que vai
mudar toda a minha dieta.Ela disse que isso é necessário.Meu médico já me disse que os alimentos cítricos
devem ser retirados da minha alimentação durante esse período por causa de aftas,que serão mais frequen
tes e disse que,com o tempo,e dependendo dos efeitos colaterais que eu sentir é que chegaremos à uma dieta ideal.O maior risco é a anemia,que pode acontecer,mas não se eu me cuidar,ingerindo ferro.
O oncologista disse que hormônios,nem pensar!Por  causa do câncer e por causa do coração.Nunca mais.
A pré-menopausa,momento que eu estou vivendo também influi no tratamento,sabia?Nem eu!
Parece complicada a segunda fase ,não é mesmo?Acredito que possa ser,mas também não.Não dá pra saber antes de começar.Então,eu te conto os detalhes quando eles surgirem.Aguarde e confie....
Cuide-se!Alimente-se bem(estou  percebendo que isso faz muita diferenaça e tem me ajudado muito)!Torça por mim!Ore por mim!Até a próxima!
                                           Nilza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário