quarta-feira, 11 de abril de 2012

As coisas que acontecem...

e nos pegam totalmente de surpresa são,às vezes,mais chocantes do que as que normalmente o são.O câncer,por exemplo,é normalmente chocante.Quando alguém sabe que está doente ou que alguém do seu círculo de parentes ou amigos está doente fica chocado,num primeiro momento,pelo menos,até digerir a notícia e tomar pé da situação.Mas eu ontem realmente fui surpreendida ,de maneira chocante,quando a médica do pronto socorro do Hospital Márcio Cunha(Ipatinga)me disse: seu irmão Juacir vai ter que colocar um marca passo e a cirurgia vai acontecer amanhã pela manhã.Eu pensei: o quê?Foi o diagnóstico mais rápido que eu já vi acontecer em toda a minha vida.Como foi que isso aconteceu?Você pode estar se perguntando?Deixe eu começar do início e te contar esta história.Meu irmão é hipertenso há muito tempo.Mas não usa medicamento para controle de pressão também há muito tempo (5 anos),porque decidiu não usar.Se aposentou,mudou pra roça e achou que estava tudo bem e que não precisava mais de remédio.Nós,os irmãos.sempre questionamos esta decisão.Porquê? o hipertenso faz uso contínuo de medicamento para controle da pressão e tem vida normal,fica tudo bem.Se não o faz,está se expondo a riscos de infarto ou de acidente vascular.Coração,veias e todo o corpo vão sendo maltratados até que não aguentam mais e dão uma pane.Meu irmão enfrentou problemas sérios problemas no casamento e,um dia, pra não cometer suicídio,saiu de casa (em São Francisco - ES) e voltou pra casa do pai,papai como ele diz, (em Ipatinga).Foi uma fuga dos problemas,claro!Meu irmão não é de luta.Imagine alguém vivendo acuado e fazendo de conta que está tudo bem...imaginou? Pois é!Ele queria a família mas não sabia como nem o que fazer.Já se passou um tempo que ele está aqui (3 anos talvez.Não sei ao certo).Sua mulher pediu o divórcio.Ele sofreu muito.Queria voltar pra casa,mas esperava que ela o buscasse,literalmente.E os filhos? ele tem 3.Dois filhos e uma filha (muito revoltada com ele.E eu não a condeno).Na verdade,na visão deles,ele os abandonou e é verdade.Ele precisou sair,para não se matar,mas eles não sabem disso e não importaria saber,eu acho.Meu irmão,nesse período de ausência,foi vê-los uma vez.Ele manda dinheiro para as despesas todos os meses,mas não é o bastante,não para os filhos.Para nenhum filho seria.Meu irmão chegou num ponto que nós achamos que é síndrome do pânico ou quase.Medo de tudo e de todos ou quase tudo e quase todos.A ex mulher se casou
e agora os filhos vão se mudar para o Mato Grosso.Eu não sei o que se passou na cabeça dele.Mas eu acho,apenas acho que ele viu se esvair o último fio de esperança de ter a família de volta.Eu esqueci de dizer que durante o tempo de permanência dele aqui ele está pagando´negociando e pagando dívidas,muitas dívidas.Nós temíamos pela saúde dele.Tentamos fazê-lo ir ao médico,mas não conseguimos.
Então,ontem,ele amanheceu passando mal.Passou mal à noite com falta de ar...aperto no peito...suando frio...penso que mais, porque levantou cedo e foi para o posto de saúde (o que já foi uma surpresa para os da casa).Chegou lá com dificuldade...muito cansado (uns 5 minutos de caminhada)...com dor nas pernas...mediram a pressão...15/9..."você tem que ir o mais rápido possível ao cardiologista",disseram.Falha no atendimenti né? Como é que mandam alguém com pressão alta,passando mal pra casa,andando a pé, e não pro pronto socorro de  ambulância.Ele veio e,depois de andar uns 2 minutos,talvez,se sentou na grama porque não aguentava mais andar,tinha tontura e um mal estar no estômago, e deu um tempo pra continuar até em casa.Tentamos marcar a consulta com o cardiologista.A vaga mais próxima era para o dia 16 de abril.Então,depois de muito argumentar nós o convecemos a ir ao pronto socorro,muito a contra-gosto.Quando chegamos lá ele estava com a pressão já em 22/9,quase não conseguiu andar da entrada até a recepção do PS.Entrou rapidamente,não pela pressão alta,mas pela baixa frequência cardíaca.Aí,eu soube que um dia (há muito tempo,claro) um cardiologista havia dito a ele que ele tinha 2 válvulas cardíacas e não 3 como deveria.Chamaram a cardiologista de plantão que veio rápido e,depois de um exame preliminar e um eletrocardiograma,deu esse diagnóstico: "seu irmão está com frequência cardíaca baixíssima (38 por minuto era a média),está com arritmia cardíaca.Tem que ser monitorado todo o tempo e precisa de marca passo.Faremos mais exames,já preparatórios e vamos interná-lo na UTI intermediária até  amanhã pela manhã quando vai acontecer o procedimento cirúrgico".Eu fiquei de bobeira...eu e mais todos com quem falei depois disso.A médica disse que a pressão alta estava ajudando naquele momento a manter a frequência cardíaca.Gente!Olha isso!Meu irmão poderia ter morrido
dormindo,andando na rua e,aparentemente,estava bem!Olha só a situação!Isto é que é chocante!Mas a hipertensão age desta maneira...silenciosa e lenta,mas muito nociva.Meu irmão estava rindo,batendo papo comigo,querendo vir pra casa,jantou muito bem,sem noção da gravidade da situação...e estava correndo sério risco.Eu ví pra casa ontem,as 20:30(mais ou menos).Meu irmão Josias foi ficar com ele.À meia noite(mais ou menos) ele subiu pra UTI.O Josias não pode subir mas ficou lá até agora pela manhã.Disseram pra ele vir pra casa e pra esperarmos o fim do procedimento (será lá pelas 10 horas) e as informações  também em casa.A visita só é permitida à tarde (16 ou 17 horas).
Estamos,então,orando e torcendo,em casa,para que dê tudo certo.E sinceramente?!por mais que nos preocupássemos com ele,não imaginamos esta situação que vivemos agora.
A vida nos pega de surpresa às vezes não é mesmo?!Pois é!Pense nisso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário